"Watchmen - O Filme" estreiou e um dos pontos altos do filme foi a sua bela abertura, que além de condensar inteligentemente uma parte importante da história e situar o espectador, faz menções à vários momentos do século XX. Assim como Alan Moore já havia especulado na graphic novel quais seriam os impactos de heróis na sociedade, Zack Snyder também ousa e continua esse exercício de imaginação, mostrando mais efeitos que os heróis poderiam imprimir nas artes, na política e na sociedade. Acredito que nem todos foram capazes de identificar todas as referências, assim como algumas devem ter me escapado também. Assita a abertura aqui, e logo abaixo acompanhe algumas das referências que eu separei.

Alfred Eisenstaedt relatou em um livro as circunstâncias em que a foto foi tirada: “Eu estava andando no meio do povo, procurando uma boa foto. Percebi um marinheiro vindo na minha direção. Ele estava agarrando e beijando todas as mulheres que podia. Então notei uma enfermeira, de pé no meio da multidão. Eu a focalizei e, exatamente como eu esperava, o marinheiro se aproximou, agarrou a enfermeira, e se curvou para beijá-la. Se a garota não fosse uma enfermeira, se vestisse roupas escuras, essa foto não existiria. O contraste entre seu vestido branco e o uniforme escuro do marinheiro dá um impacto extra à fotografia.”

Como eu disse, as referências são muitas e o espaço aqui é reduzido para falar de todas elas. Na abertura do filme ainda é possível ver o Comediante assassinando John Kennedy; o artista símbolo da pop art, Andy Warhol, apresentando um quadro com o Coruja no lugar de Marilyn Monroe; David Bowie cumprimentando Ozymandias ao lado do grupo Village People e em frente à lendária discoteca "Studio 54"; e os Minutemen postos à mesa fazendo clara referência ao quadro de Leonardo Da Vinci, "A última ceia".